Fragmento do texto “Como Utilizar a Internet na Educação”, de José Manuel Moran.
Especialista em mudanças na educação presencial e a distância
Artigo publicado na Revista Ciência da Informação, Vol 26, n.2, maio-agosto 1997, pág. 146-153
Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/textos.htm
..
Especialista em mudanças na educação presencial e a distância
Artigo publicado na Revista Ciência da Informação, Vol 26, n.2, maio-agosto 1997, pág. 146-153
Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/textos.htm
..
Nos projetos brasileiros que temos acompanhado podemos observar algumas dimensões positivas e alguns problemas. Aumenta a motivação, o interesse dos alunos pelas aulas, pela pesquisa, pelos projetos. Motivação ligada à curiosidade pelas novas possibilidades, à modernidade que representa a Internet. Há uma primeira etapa de deslumbramento, de curiosidade, de fascínio diante de tantas possibilidades novas. Depois vem a etapa de domínio da tecnologia, de escolha das preferências. Depois, começa-se a enxergar os defeitos, os problemas, as dificuldades de conexão, as repetições, a demora.
..
..
Comparando as minhas aulas, agora e antes da Internet, posso afirmar que aumentou significativamente a motivação, o interesse e a comunicação com os alunos e a deles entre si. Estão mais abertos, confiantes. Intercambiamos mais materiais, sugestões, dúvidas. Trazem-me muitas novidades. Já me aconteceu de em alguns seminários apresentarem resultados com informações que eu desconhecia sobre tópicos do meu programa, por estarem extremamente atualizadas, o que traz novas perspectivas para a matéria.
..
..
O aluno aumenta as conexões lingüísticas, as geográficas e as interpessoais. As lingüísticas, porque interage com inúmeros textos, imagens, narrativas, formas coloquiais, e formas elaboradas; com textos sisudos e textos populares. As geográficas, porque se desloca continuamente em diferentes espaços, culturas, tempos e adquire uma visão mais ecológica sobre os problemas da cidade. As interpessoais, porque se comunica e conhece pessoas próximas e distantes, da sua idade e de outras idades, on line e off line.
..
..
O aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados. A interação bem sucedida aumenta a aprendizagem. Em alguns casos há uma competição excessiva, monopólio de determinados alunos sobre o grupo. Mas, no conjunto, a cooperação prevalece.
..
..
A Internet ajuda a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes. A intuição, porque as informações vão sendo descobertas por acerto e erro, por conexões "escondidas". As conexões não são lineares, vão "linkando-se" por hipertextos, textos interconectados, mas ocultos, com inúmeras possibilidades diferentes de navegação. Desenvolve a flexibilidade, porque a maior parte das sequências são imprevisíveis, abertas. A mesma pessoa costuma ter dificuldades em refazer a mesma navegação duas vezes. Ajuda na adaptação a ritmos diferentes: a Internet permite a pesquisa individual, em que cada aluno vai no seu próprio ritmo e a pesquisa em grupo, em que se desenvolve a aprendizagem colaborativa.
..
..
Na Internet também desenvolvemos formas novas de comunicação, principalmente escrita. Escrevemos de forma mais aberta, hipertextual, conectada, multilinguística, aproximando texto e imagem. Agora começamos a incorporar sons e imagens em movimento. A possibilidade de divulgar páginas pessoais e grupais na Internet gera uma grande motivação, visibilidade, responsabilidade para professores e alunos. Todos se esforçam por escrever bem, por comunicar melhor as suas idéias, para serem aceitos, para "não fazer feio". Alguns dos endereços mais interessantes ou visitados da Internet no Brasil são feitos por adolescentes ou jovens.
..
..
A aprendizagem de línguas, principalmente do inglês, é um dos principais motivos para o sucesso dos projetos. Os alunos enviam e recebem mensagens, muitas vezes em inglês, o que exige uma boa fluência na língua estrangeira. Com programas de comunicação na Internet em tempo real, a necessidade de domínio de línguas estrangeiras é mais percebida. Em programas de IRC, de audiofone (como o Iphone), de videoconferência os alunos escrevem ou falam ao vivo, com rapidez.
..
..
Outro resultado comum à maior parte dos projetos na Internet confirma a riqueza de interações que surgem, os contatos virtuais, as amizades, as trocas constantes com outros colegas, tanto por parte de professores como dos alunos. Os contatos virtuais se transformam, quando é possível, em presenciais. A comunicação afetiva, a criação de amigos em diferentes países se transforma em um grande resultado individual e coletivo dos projetos desenvolvidos.
Atividade a ser realizada:
Professor, contribua neste blog produzindo um pequeno depoimento sobre a utilização da Internet na sua prática pedagógica. Use o texto acima, do José Manoel Moran como um apoio para a sua reflexão...
Professor, contribua neste blog produzindo um pequeno depoimento sobre a utilização da Internet na sua prática pedagógica. Use o texto acima, do José Manoel Moran como um apoio para a sua reflexão...
A internet é um recurso pedagógico riquíssimo para auxiliar professores e alunos, porém se a pesquisa não for bem orientada o aluno pode se perder em sua navegação e ter dificuldades em concluir sua pesquisa.
ResponderExcluirA sugestão é que o professor já tenha se planejado, realizado algumas pesquisas de sites para orientar seus alunos.
Loiza
Hoje não podemos ficar distantes das tecnologias, principalmente da internet, ela faz parte da vida dos alunos e deve fazer parte em seu aprendizado, pois a mesma possui inúmeros recursos que se bem trabalho em sala de aula se torna uma estratégia de motivação para nossos alunos, portanto a internet como qualquer outra ferramenta deve ser usada seguindo orientações, pois o aluno pode não conseguir chegar ao objetivo esperado pelo professor. Para isso é necessário planejamento por parte dos professores, devendo selecionar com cuidado os conteúdos, videos, imagens etc para ser repassados aos alunos, assim os mesmos terão curiosidade para pesquisar mais a respeito do que está sendo trabalhado.
ResponderExcluirLuciana Oliveira Gimenes Lyra
A facilidade com que nossos alunos interagem com a tecnologia vem impondo uma mudança de comportamento em sala de aula. Nossos alunos mantem blogs, atualizam facebook.... alguns utilizam a internet para pesquisas.... ou seja, estão inseridos no mundo digital.
ResponderExcluirIsso faz com que a escola tenha a necessidade de acompanhar, e está mudando aos poucos; os professores também estão acompanhando, ou tentando, pois, ainda encontramos professores que ainda preferem o método tradicional talvez por medo da tecnologia. Más não adianta ter equipamentos multimídia se deixa de lado o treinamento dos professores.
Diante desse novo desafio me sinto bem, tento acompanhar as mudanças, tento estar sempre antenada, procuro sempre que possível estar utilizando um tipo de tecnologia em minhas aulas de Biologia e Ciência (olha, como ajuda!).
Utilizar tecnologia não se resume a computador e internet, pois as “antigas” ferramentas ainda podem ser muito úteis, como a televisão e o vídeo.
A utilização da mídia torna a escola mais organizacional, mais participativa, menos centralizadora, menos autoritária, sintonizada com o presente.
Em um mundo onde todos recorrem ao computador, nenhum aluno aguenta mais ouvir horas de explicações transcritas em uma lousa. "A tecnologia faz parte do cotidiano de todos os jovens. Os alunos esperam que o professor se utilize disso em sala de aula. Seu papel mudou completamente, mas continua essencial. Ele guia o processo de aprendizagem, sendo o elo entre o aluno e a comunidade científica; é parceiro do aluno e também aprende com ele sem perder autoridade.
de que forma você trabalha a internet com seus alunos?
ResponderExcluirProcuro sempre que possível utilizar TICs em minhas aulas, quando estou iniciando um novo assunto.
Acho que a internet é bastante interessante para o trabalho em sala de aula. No momento está sendo complicado usar internet nas escolas que trabalho. Más peço trabalhos/pesquisas para serem discutidas em sala. Antes pesquiso sites interessantes e seguros, os quais indico para meus alunos, mas deixo-os a vontade para buscar outros sites de interesse deles desde que não esqueçam de mencionar no trabalho e ou atividade.
Aconteceu algo bastante interessante com uma turma de 5 série dias atrás, levei-os para o laboratório e deixei que pesquisassem o assunto a partir do Google (deixei livre para pesquisar o site que eles achassem mais interessante) foi ótimooooo pouquíssimos alunos (4) não desenvolveram corretamente a atividade, pois buscavam outros assuntos nada relacionados ao conteúdo.
Silzinei (EEEM Dr. Silva Mello e EEEFM Angélica Paixão)
Quando utilizo a internet na escola também enfrento esses problemas, outro dia me peguei ouvindo a conversa dos meus alunos e eles estavam marcando de ir fazer um trabalho de outra disciplina em uma lan house, no papo ouvi eles falando que iriam pagar 2 horas de internet, mas somente iriam realizar o trabalho em 15 minutos o restante ficaria livre para que eles pudessem jogar. Fiquei imaginando então como sairia esse trabalho??
ExcluirMuito interessante o artigo sobre a Internet na Educação.A maioria de nossos alunos quando chegam à escola já tiveram ou tem contato com a internet, seja nos computadores ou celulares.Sendo assim, a escola não pode ignorar isso.Ela deve usar a internet e as tecnologias em aulas bem planejadas para oferecer o melhor para os alunos.Deve criar oportunidades para que o aluno conheça e compreenda que a internet além de tantas vantagens também pode ser uma ferramenta a mais na construção do conhecimento.KEILA DINIZ CESAR(E.E.E.F Celita Bastos Garcia).
ResponderExcluirAtravés do uso de blogs ocorre com certeza um aumento da motivação e o interesse dos alunos pelas aulas, pela pesquisa e pelos projetos. Motivação está ligada à curiosidade pelas novas possibilidades, à modernidade que representa a Internet.
ResponderExcluirAtualmente, quase todos os nossos alunos usam a internet diariamente, principalmente através de seus próprios celulares. Essa tecnologia já é bastante conhecida por eles, talvez até mais do que para os professores. No entanto, a maioria dos educandos não sabe tirar bom proveito das possibilidades que o mundo virtual oferece. Cabe ao professor, em suas aulas, saber orientá-los quanto ao uso das ferramentas disponíveis na internet e saber também instigar a curiosidade desses jovens para que eles encontrem ali informações realmente úteis às suas atividades, que poderão agregar ao seu conhecimento prévio sobre determinado assunto.
ResponderExcluirAo começar a trabalhar com a internet com os meninos e meninas que atendo, alguns questionamentos vinham à mente: será que eles vão conseguir? Vai ser produtivo? Eles vão aprender mesmo, ou vão ficar brincando?
ResponderExcluirNo que diz respeito a mim como professora surgia perguntas como: saberei mediar o conhecimento? Até onde poderei ir? Será possível ajudá-los a fixar o conhecimento através da internet?
Fui observando do ano passado pra cá, (quando comecei a utilizar esse recurso com mais freqüência) que acontece o que o autor menciona no texto: “O aluno aumenta as conexões lingüísticas, as geográficas e as interpessoais”. Observo que o aluno(a), conseguia lembrar com mais facilidade o conteúdo dado pelo professor na sala de ensino regular quando eu reforço esse conteúdo utilizando a internet; também é possível fazer uma prova melhor (na escola que trabalho, os alunos da educação especial fazem as provas adaptadas com os professores da educação especial) após uma revisão no laboratório de informática; sendo assim, concluo dizendo que o empoderamento do conhecimento tem sido mais eficiente com o uso das tecnologias na educação especial.
Telma Simões - Escola Nice de Paula (Turno matutino)
William Franca da Cunha Junior
ResponderExcluirEEEFM "Adolfina Zamprogno"
Atualmente vejo que a maioria dos alunos mesmo quando não possuem acesso a internet em casa sempre estão em contato com o mundo virtual, com isso, se faz necessário ao professor trazer esse ambiente virtual a sala de aula. No texto fala que na internet desenvolvemos formas novas de comunicação até mesmo na escrita, isso é um execelente tema a ser trabalhado por exemplo pelo professor de Português. No texto também fala da curiosidade que os alunos tem pelo novo, pela tecnologia, isso é o que nós professores sempre buscamos dentro da sala de aula. Fica claro com isso então a importância da utilização da internet na educação.
Para mim a internet é essencial para a eficiência da minha prática pedagógica e vem dando mais resultados, uma vez que , os alunos se interessam mais em fazer atividades que se utilizam desses meios.
ResponderExcluirSabrine Godoy Poltronieri
Escola Benício Gonçalves
A utilização da internet para realização de trabalhos escolares é uma prática comum na maioria das escolas.Moran (1997) afirma que "O aluno aumenta as conexões linguísticas, as geográficas e as interpessoais". É inegável essa possibilidade que a internet faculta, principalmente com o aperfeiçoamento das ferramentas disponíveis nas redes sociais.
ResponderExcluirPorém, é preciso as que informações coletadas e divulgadas nesses ambientes tenham alguma utilidade, alguma relevância para a formação do aluno e que se pense como esses recursos estão sendo utilizados. Por exemplo, há estudantes que afirmam pagam pelo acesso à internet em lan houses ou cyber cafés, mesmo havendo em sua região biblioteca pública com acesso gratuito à internet. Isso ocorre por, pelo menos, dois motivos: a falta de informação acerca dos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas (há quem pense que consultar livros é coisa do passado e que em bibliotecas só há livros) e o fato de o acesso à internet ser feito em ambientes que não são próprios à pesquisa, logo, são acessos bloqueados na maioria das bibliotecas.
Portanto, é preciso que a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis aconteça de forma que o aluno tenha informaçõe úteis, que possam ser convertidas em conhecimento.
Rosana de Vilhena Lima
EEEFM Francelina Carneiro Setúbal
A internet possui muitos recursos para serem utilizados pelos professores afim de propor aos seu alunos trabalhos escolares voltados a pesquisas na internet, porem estes trabalhos devem ser propostos com base em um planejamento prévio pois caso contrario os objetivos poderão não ser alcançados, tendo em vista que os alunos quando não direcionados certamente iram acessar as paginas de maior interesse que são provavelmente as de jogos ou as de redes sociais.
ResponderExcluirFilipe Divino da Silva
EEEFM Judith Da Silva Góes Coutinho
Diante das reflexões e comentários em torno da Avaliação da utilização da internet na educação presencial é possível perceber que nós, professores, estamos caminhando juntos com possibilidades de desenvolver práticas pedagógicas mais eficientes e eficazes. Estamos (re)inventando nossos fazeres com os encantos que a Tecnologia na e para a educação oferece com todos os recursos necessários que visam despertar o senso crítico, a autonomia, a criatividade e a realização de se perceber como sujeito ativo no desenvolvimento dos conhecimentos, tanto escolares, como para a vida.
ResponderExcluirEline M. B. Almeida
Escola Estadual "Terra Vermelha"
Bem, O texto do Sr. José Manoel Moram é muito bonito, mais em realidade, muitas partes parecem ter sido retirado de um conto de fadas, sabe daqueles que começam, "A muito tempo atrás em um reino distante..." Na realidade esse encantamento não ocorre hoje em dia com tanta frequência por parte dos alunos, que já possuem uma intimidade muito grande com a máquina só que não sabem nem estão disposto a aprender a lidar com a mesma como ferramenta de ganho de informação e conhecimento, mais sim para seu entretenimento. E esse quadro tem piorado muito com o advento das redes sociais e dos aparelhos celulares cada vez mais modernos e preparados para receber essas redes e músicas que alienam cada vez mais o aluno dentro e fora de sala de aula.
ResponderExcluirAumento de conexões linguísticas e facilidades no aprendizado do inglês, não acredito muito nisso, pois os alunos se comunicam cada vez menos de forma real e ouvem música o tempo todo a maioria em inglês e não fazem ideia do que está sendo dito pelos seus ídolos.
E para piorar um pouco mais, mais é claro com a melhor intenção de melhorar, coordenadores e pedagogos, tentam proibir o uso dos aparelhos na escola, sem perceber que celulares também podem ser uma ferramenta de aprendizagem e acabam tornando o proíbido ainda mais atrativo para os alunos.
Alessandro Sartório Valdino
EEEFM Agenor de Souza Lé
A internet é uma ferramenta riquíssima que pode ser utilizada de forma a engrandecer o aprendizado dos alunos e também dos professores. A escola não pode ignorar que a internet hoje exerce uma grande influencia na vida dos alunos. Entendendo isso, a escola pode utilizar a internet como mais um recurso para dinamizar e facilitar o processo ensino-aprendizagem..
ResponderExcluirA internet nos dias atuais é uma ferramenta de suma importância nas práticas pedagógicas engrandecendo o aprendizado, uma vez que os alunos vivem essa realidade no seu dia a dia e enquanto professor devemos falar a mesma linguagem dos alunos, gerando motivação ligada a curiosidade, despertando a vontade de aprender nos alunos.
ResponderExcluirUtilizo a internet pra buscar vídeos, artigos e atividades, para que as aulas sejam mais atrativas e menos repetitivas.Os alunos por sua vez repondem bem a essas aulas, obtendo sucesso e um retorno positivo no ensino-apredizagem.
Bianca Trabak Bosi de Sousa.EEEF Dante Michelini.
A internet vem acrescentar na melhoria do processo de ensinar e aprender, desta forma podemos elaborar aulas mais dinâmicas, com temas atuais que prenda a atenção do aluno fazendo com que ele se interesse na aula e tenha um melhor aprendizado.
ResponderExcluirJuliana Coutinho - EEEFM Terra Vermelha
O texto demonstra de forma positiva o interesse dos alunos às aulas quando as atividades são programadas para serem executadas em laboratórios com recursos tecnológicos, mais precisamente a Internet.
ResponderExcluirArgumenta o autor do texto o aumento da motivação dos alunos nas atividades, inclusive com rendimento e aumento de conhecimento das disciplinas e interação com a tecnologia- internet. Embora eu não tenha distinguido a fase acadêmica que o autor se refere, não percebo no meio dos estudantes do ensino médio tal evolução e deslumbramento por assuntos específicos da matéria, quando são oportunizadas atividades nos laboratórios de informática.
Em muitos casos os laboratórios das escolas são fantasias, pois acham que comprando máquinas, os nossos alunos chegarão ao futuro. Impossível se os mesmos nunca estão disponíveis, nem existem monitores ou professores capacitados para atuarem juntos nos laboratórios. Também citada no texto, a linguagem é motivo de sucesso, mas a usada por internautas é necessário ter habilidade e estar familiarizado, pois é tanta abreviação e palavras alteradas, que parece frase de humor ou piada.Na verdade os grandes beneficiados são as empresas de produtos tecnológicos, que brigam por um mercado de bilhões de dólares.
LUIZ FERNANDO BALBI – AGENOR DE SOUZA LÉ
USO NA SALA DE AULA PARA O MELHOR DESENVOLVIMENTODOS CONTEÚDOS PROPOSTOS,O USO DESSAS TECNOLOGIAS AUMENTA A MOTIVAÇÃO NA SALA DE AULA E O INTERESSE DOS EDUCANDOS PELAS AULAS,TAMBÉM NAS PESQUISAS NA REALIZAÇÃO DOS PROJETOS PROPOSTOS. MINHAS AULAS SÃO MAIS INTERESSANTES E MOTIVADAS,OS ALUNOS AUMENTARAM O SEU VOCABULÁRIO, APRENDERAM A DIALOGAR E A INTERAGIR PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
ResponderExcluirkATIA CILENE FREIRE
Percebe-se que os alunos já estão um pouco "cansados" da aprendizagem tradicional e que os mesmos com avanço da tecnologia preferem e se sentem mais realizados e motivados quando o conteúdo é inserido com estes recursos ( laboratório de informàtica) O texto relata que se as atividades e propóstas de pesquisas forem execultadas com recursos tecnológicos o aluno passa a ter mais interesse em executa-los.Porém,deve-se ter um controle e um segmento de como utilizar tais contéudos, e, principalmente como se beneficiar para que o aprendizado seje positivo. Não podemos pensar que essa ferramenta é ùnica, e sim que é mais uma grande fonte de informação. Dessa forma,penso que temos que manter o tradicional e abraçar ainda mais o novo para o sucesso de nossas conquistas.
ResponderExcluirEliane das Dores Dona de Farias
A velocidade, interatividade e o dinamismo, podem ser criados em um blog, este tipo de tecnologia e uma ferramenta eficaz para alunos e professores, permite a participação individual, ao mesmo tempo coletiva na veiculação de ideias.
ResponderExcluirCriar um blog pode funcionar bem se o publico for direcionado. Esta ferramenta também pode ser trabalhada na educação como apoio, que poderá ajudar o aluno na discussão em grupos e projetos, podendo abordar contextos da disciplina, conteúdos ministrados aula a aula, trazendo benefícios educacionais e altamente motivador que podem ser trabalhados praticamente a qualquer hora, em qualquer lugar, com um computador, celular, tablete desde que conectado a internet.
Ops!"TABLETS"
ExcluirBom dia...
ResponderExcluirEu gosto muito de utilizar a internet para trabalhar minhas aulas. Adoro levar meus alunos ao laboratório de informática, mas no momento, não éstá sendo possivel na escola que leciono devido alguns problemas técnicos que as máquinas se encontram. Acho muito interessante os alunos estarem utilizando a internet em aulas, assim eles passam a conhecer novos caminhos e e navegarem em sites que lhes proporcionam um grande conheciento, ao invés de ficarem sempre na rotina de sites de relacionamento.
Em minhas aulas costumo indicar jogos, videos e sites matemáticos,onde possam trabalhar, desenvolver e pesquisar trabalhos. Costumo trabalhar videos , filmes, e apresentações com o data show.
Penso que é interessante trabalhar com blog...pois é um meio de interação e de novas descobertas,entre professores e alunos.
Professora Viviane dos Santos Corrêa
EEEFM"Zenóbia Leão"
SEM DÚVIDA A INTERNET É UM ÓTIMO INSTRUMENTO NO ENSINO-APRENDIZADO E COM ISSO TEMOS UMA MAIOR INTERAÇÃO DOS ALUNOS,TENDO O SEU CONTEÚDO FORTALECIDO E AS TIC´S SÃO INDISPENSÁVEIS NESTE PROCESSO,POIS NOS DÁ A OPORTUNIDADE DE USAR DIVERSAS FORMAS DE ENSINO! FABRÍCIO - EEEFM TERRA VERMELHA
ResponderExcluirComo experiência em atividade utilizando a internet destaco a aplicação do simulado online - projeto trimestral da área de humanas – sociologia, história, geografia e filosofia – que desenvolvemos na escola.
ResponderExcluirO projeto funcionou como um elemento inovador e estimulador para os alunos. Pudemos constatar que as tecnologias tanto despertam o interesse dos estudantes quanto o dos professores, quando às conhecem e aprendem a utilizá-las.
De acordo com professores que vivenciaram o projeto sentiram-se motivados a continuá-lo, tanto que a recuperação trimestral foi feita nos mesmos moldes.
Vários alunos que realizaram o simulado pediram para, se possível, realizarmos todas as provas online. Sem dúvida é uma ótima oportunidade de familiarizá-los ainda mais às tecnologias.
Ainda como fatores positivos tivemos economia toner, papel chamex e manutenção da máquina de Xerox, sem falar na otimização do tempo, pois o resultado é imediato, após a realização da prova.
César Leandro Hoffmeister
EEEM "Mário Gurgel"
Rosa Angela Dalcin Campanharo-EEEF DANTE MICHELINI
ResponderExcluirCom a chegada da internet defrontamos-nos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo ensino/aprendizagem.
Ensinar é gerenciar a seleção e organização da informação para a transforma-lá em conhecimento e sabedoria.Não podemos ver a internet como solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode facilitar como nunca antes, a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos.
A internet propicia a troca de experiência, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente.A internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula,, a ampliar a forma de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e seus colegas.
A internet é uma poderosa ferramenta pedagógica uma vez que aproxima nossos alunos de uma linguagem atual, dinâmica e atraente.
ExcluirDiversificar a prática pedagógica utilizando a internet e as tecnologias é garantir que o processo ensino - aprendizagem tenha a marca da evolução dos tempos e das linguagens. Garantir que a internet e as tecnologias estejam disponíveis e sejam utilizadas por nosso alunos trabalhar em prol de uma educação consciente da responsabilidade que temos para com a formação cidadão.
Assim, a utilização das tecnologias deve ser uma marca do professor antenado, consciente e criativo.
Não podemos mais abrir mão dos recursos oferecidos pela internet em nossa prática. Porém, conforme o professor José Manuel Moran destaca há “dimensões positivas e alguns problemas”. Positivas são as possibilidades e as ferramentas a disposição para serem usadas nos estudos, tanto individualmente quanto em grupo. Outro ponto positivo é a interação alternativa possibilitada pela internet. Permite que aqueles alunos tímidos, que por qualquer razão não se sentem confortáveis para manifestar sua opinião na frente da turma, o façam via internet de forma escrita nos blogs, etc.
ResponderExcluirCom relação aos problemas destaco como professor de escola pública, a dificuldade que encontramos quando nos propomos a usar a internet em nossas escolas. Não temos computadores nas salas. Quando levamos nossas próprias máquinas para a sala não temos conexão com a internet a nossa disposição. E esta dificuldade não se limita apenas ao uso da internet. Em situações em que planejamos alguma atividade que dependa de equipamentos tais como caixas de som, data show e outros, perdemos muito tempo para localizar e instalar tais equipamentos.
O grande desafio para as secretarias de educação é, além de treinar professores como faz a SEDU, equipar as salas de aula com equipamentos que permitam o uso da internet e outras TICs com facilidade.
Carlos Augusto Galdino Pereira – EEEFM. Padre Humberto Piacente.