sábado, 8 de setembro de 2012

Uso do blog na educação 

A tecnologia oportuniza a aproximação entre professores e alunos. Através de recursos disponíveis na Web é possível criar verdadeiras comunidades virtuais e permitir que a construção do conhecimento se dê de forma prazerosa, natural e divertida. Uma das possibilidades, por exemplo, é a utilização da ferramenta blog na prática pedagógica, este recurso pode ser um diferencial e auxiliar significativamente no desenvolvimento da escrita, na relação inter-pessoal e ainda, no resgate de valores por vezes esquecidos de serem trabalhados pelo professor.

Segundo STAA (2006): “o blog é um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado”.
 

Por ser um recurso que permite que a produção, a publicação e a interação entre o escritor e o público leitor se dêem em um único ambiente facilita sua administração e também, dinamiza o ambiente. Além disso, o blog também possibilita a inserção de inúmeros recursos, os quais são capazes de torná-lo mais atrativo e dinâmico. Arquivos em áudio, vídeos, imagens e ainda, a alteração de seu modelo são alguns exemplos que podem auxiliar na caracterização desse ambiente virtual estabelecendo, inclusive, a sua identidade.

Criar um blog é muito fácil e rápido, não exige conhecimentos profundos de informática, nem instalação de programas para a publicação e atualização, além de ser possível encontrar na Web inúmeros serviços gratuitos que permitem a publicação dessa nova maneira de se publicar registros e compartilhar idéias.


O blog cria comunidades virtuais as quais, dentro da blogosfera
1 , se encontram e se unem através de links agrupando-se através de interesses em comum. Unindo-se, se defendendo, expondo e discutindo sobre suas inquietações e ainda, compartilhando produções. Os internautas, através da ferramenta blog, saem do anonimato e se mostram para o mundo, tornando cidadãos críticos e agentes da sociedade e estes reflexos positivos ou não, são manifestados também, no mundo real.

Para MORAN (2006): “
a escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade”.


É importante que o professor permita conhecer e analisar o que o mundo virtual pode proporcionar tendo como foco principal, o enriquecimento de sua prática pedagógica. Adequar-se aos recursos técnicos não basta, é preciso refletir e permitir discussões sobre a utilização destas ferramentas. É preciso ousar e estar disposto a discutir, questionar, construir e navegar pelos mares das possibilidades e, da criatividade.

REFERÊNCIAS
MORAN, José Manoel. Educação e tecnologias: Mudar pra valer!
STAA, Betina Von. Sete motivos para um professor criar um blog
Wikipedia. Blogosfera. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Blogosfera , acesso em 05/09/2012.

PONTOS PARA REFLEXÃO:
  • Qual a relevância de se trabalhar com blogs em sala de aula?  
  • O blog pode ser utilizado como ferramenta de aprendizagem?

28 comentários:

  1. o blog é um local democrático na internet onde você pode postar um determinado tema e outra pessoa pode comentar dizendo que gostou ou acrescetando algo a mais ou até mesmo fazendo uma critica. Dentro de uma sala de aula seria uma maneira de insentivar a escrita e insentivar o aluno a respeitar a opinião de seu colega. Outra maneira é postado trabalhos realizados em sala de aula, uma vez que existe recurso de postar videos, audio ou imagens e deixar que outras escolas analise seus trabalhos e postem sua opinião.

    ResponderExcluir
  2. Tatiane Lemos- Dr. Silva Mello
    Acredito que os próprios alunos prefiram apresentar os trabalhos na forma de um blog já que é muito mais interessante, sem contar que é uma ferramenta que geralmente a maioria domina. Os próprios colegas podem interagir e fazer sugestões e comentários sobre o tema.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Trabalhar com blogs não é tarefa fácil, porém, bastante interessante. É uma ferramenta bem lúdica e está inserida no cotidiano de muitos alunos. A geração atual vive muito perto da tecnologia e essa seria uma alternativa de aproximação dos conteúdos com o interesse dos educandos. Gosto bastante da proposta, mas é bem complicado aplicar nos nossos planejamentos uma vez que nem toda escola tem acesso à internet.

    Gleicy Kelly Pereira Menezes
    Escola Celita Bastos Garcia

    ResponderExcluir
  5. O blog pode ser utilizado como ferramenta de aprendizagem?

    O Blog como outras ferramentas da internet é umas das formas mais lúdicas de se utilizar as midias digitais.
    É um espaço amplo de possibilidades porque podemos construir, resgistrar informações, colaborar, criticar, conhecer pessoas, compartilhar opiniões. Enfim, um sem número de atividades que podemos ir atualizando a cada dia.
    A curiosidade natural de nossos alunos, com habilidades potencializadas pelo uso constante de redes sociais, fazendo downloads de arquivos de músicas e filmes , já contribuem para que os alunos compreendam que a internet e todos os equipamentos que proporciionam seu acesso (como os celulares, notebooks, PC's) sejam um recurso útil não so de distração, mas também para um constante aprendizado.


    *Qual a relevância de se trabalhar com blogs em sala de aula?

    Conforme mencionei na questão anterior, o Blog como espaço amplo de participação de alunos e professores, proporciona o desenvolvimento das habilidades em todas as áreas de conhecimento, pois estimula ambos a pensar criticamente quando pesquisam, selecionam conteúdos, constróem novas releituras dos conteúdos trabalhados e fazem o registro de suas impressões no blog; ao fazer comentários, ou postam alguma contribuição, ampliando seu patrimonio cultural, interagindo com o mundo digital e seu cotidiano.
    Não podemos deixar de destacar o Blog como uma produção coletiva dos alunos em qualquer atividade ou evento realizados dentro ou fora da escola.


    ResponderExcluir
  6. Sabrine Godoy Poltronieri disse...É muito válido trabalhar com blogs em sala de aula, uma vez que, tanto os alunos podem postar nesse blog vários instrumentos para serem trabalhados pelos alunos, melhorando dessa forma o aprendizado e tornando-o mais dinâmico e atrativo para os mesmos.

    Sabrine Godoy Poltronieri
    Escola Benício Gonçalves

    ResponderExcluir
  7. O blog pode ser uma ferramanta interessante para se trabalhar diversos conteúdos, pela sua dinâmica, possibilidade de interação – de participação de vários autores.
    A utilização do blog em sala de aula pode atender a uma série de demandas do ambiente escolar. Por exemplo, em uma época em que é fácil capturar imagens (seja fotografando ou copiando-as de sítios na internet), o professor pode utilizar a participação dos alunos na leitura ou produção de um blog para orientá-los quanto às regras pertinentes ou uso de imagens no ambiente virtual. Nesse momento poderiam ser estudados documentos como o que norteia a política de segurança da informação da SEDU-ES e outros que tratem dessa ou de outras questões que os professores e alunos acharem relevantes.

    ResponderExcluir
  8. O blog pode ser uma ferramanta interessante para se trabalhar diversos conteúdos, pela sua dinâmica, possibilidade de interação – de participação de vários autores.
    A utilização do blog em sala de aula pode atender a uma série de demandas do ambiente escolar. Por exemplo, em uma época em que é fácil capturar imagens (seja fotografando ou copiando-as de sítios na internet), o professor pode utilizar a participação dos alunos na leitura ou produção de um blog para orientá-los quanto às regras pertinentes ou uso de imagens no ambiente virtual. Nesse momento poderiam ser estudados documentos como o que norteia a política de segurança da informação da SEDU-ES e outros que tratem dessa ou de outras questões que os professores e alunos acharem relevantes.
    Rosana de Vilhena Lima
    EEEFM Francina Carneiro Setúbal

    ResponderExcluir
  9. BLOG é uma ferramenta muito atraente, pela facilidade de interação dos participantes, essa interação possibilita a construção de conteúdos sólidos no ensino-aprendizagem.
    O uso de blogs na aplicação de conteúdos deve ser bem trabalhada, desde o uso de blogs para pesquisa e também na participação direta de construção dessa ferramenta.

    Ana Paula Farias
    Escola Padre Humberto Piacente

    ResponderExcluir
  10. Bem, o Blog já foi muito oportuno e muito usado na forma de se poder levantar situações e temas para serem debatidos e compartilhados com pessoas de um mesmo grupo ou com interesses parecidos desde o início dos anos 2000, mais com o criação e popularização das redes sociais globais, como Orkut e Facebook, aquelas ferramentas tornaram-se um pouco desnecessária e ineficazes no âmbito de atingir uma grande proporção de usuários da rede. Hoje, ainda existem "Blogueiros e Videoblogueiros" famosos más já dividem seu processo de criação com as redes mais famosas e ou se restringem a publicações de fofocas ou assuntos muito específicos e às vezes nada educativo.
    Pouca gente sabe ou sequer tentou inserir as redes socias no processo de aprendizagem, muitos professores por medo mais a maioria por falta de informação. Recentemente uma aluna da rede pública, não sei de que país criou uma comunidade no Facebook para falar sobre as condições de ensino das escolas públicas, e em menos de uma semana já somava 600 mil seguidores que também tavão sua contribuição com comentários sérios e relevantes. Então...

    ResponderExcluir
  11. São formas de ensinar e aprender, muito ricas tanto para o professor como para o aluno. Atualiza, instiga a curiosidade, a pesquisa e a aprendizagem, além de ser uma forma de comunicação entre alunos, professores e família. É um instrumento para ensinar e aprender, e uma forma de intercâmbio de conhecimentos e publicação de seus conhecimentos construídos e produzidos. Para que isso fosse possível, cada aluno deveria ter seu notebook com internet, ou pelos menos ter mais laboratórios de informática nas escolas.

    Tiago Guerçon da Silva
    EEEFM Adolfina Zamprogno

    ResponderExcluir
  12. A relevância de se trabalhar com Blogs em sala de aula tem como características a facilidade em que pode ser criado , editado e publicado, em geral expressa relatos pessoais, idéias e sentimentos dos "alunos e professores" sobre os mais diversos assuntos. O uso do Blog tem evoluido de algumas iniciativas isoladas para um crescimento cosntante e significativo.
    Este recurso na prática pedagógica pode ser um diferencial e auxiliar significativamente no desenvolvimento da escrita, na relação inter-pessoal, resgatando valores por vezes esquecidos por nós.
    Já o Blog sendo utilizado como ferramenta de aprendizagem em sala de aula favorece a participação coletiva, formando autores, coautores, leitores assíduos e alunos mais desenvolvidos com a leitura e a escrita. Uma angústia : é que alguns profissionais reconhecem a importância da tecnologia para o ensino e a aprendizagem , mas sabem pouco o que fazer com ela. Ás vezes com poucas informações acabam dando razão ao que é velho dizendo: A tecnologia vai substituir o professor e a internet irá acabar com a linguagem, crenças ultrapassAdas que mascaram o medo do profissional inovar.
    A importância das tecnologias no contexto educacional e a emergência de novos gêneros discursivos nas aulas deve mover a revisão da prática pedagógica de ensino que hoje não pode excluir a linguagem e a comunicação que ocorrem na internet,o Blog pode ser utilizado como estratégia motivadora para o ensino da escrita nas escolas favorecendo a prática de produção de texto,p assando a ser dos alunos e tornando-os novos produtores ativos na construção e elaboração das tarefas diárias, em sala de aula se inicia a matéria que em seguida e prosseguida pelo ambiente virtual do Blog. O envolvimento dos alunos numa aula dessas diferenciada é visível, a inquietação(angústia) deles em pesquisar, buscar dados, saber o que os colegas escrevem e também a busca de outras fontes de informações. Os alunos passam a ser verdadeiramente ativos gerando em si autonomia na sua aprendizagem. O professor passa a ser mais um orientador trazendo para si uma possibilidade de aperfeiçoar o seu trabalho, estendendo seus conhecimentos no tempo e no espaço que pode ser usado para fornecer outras fontes de pesquisas para os alunos;entre tantos espaços é mais um que o professor pode explorar e entender cada vez mais que o uso das tecnologias é inevitável.
    Bianca Trabak Bosi de Sousa. EEEF Dante Michelini.

    ResponderExcluir
  13. o blog é um site cujo dono usa para fazer registros diários que podem ser comentados por pessoas ou grupos especificos que utilizam a internet. os internautas através de ferramentas ou blogs saem do anonimato e se mostram para o mundo. o blog pode ser utilizado como instrumento de trabalho pois é de grande ajuda para a aprendizagem dos alunos. katia cilene freire

    ResponderExcluir
  14. É importante a utilização de Blogs por despertarem nos alunos o interesse pelo assunto a ser descutido bem como pela escola que demostra estar atualizada nos objetivos.

    Acredita-se que o Blog valoriza o trabalho dos pesquisadores a partir do momento em que superam a timidez, melhora a exppressão escrita e verbal aumentando índices de frequência e rendimento escolar os resultados podem estar sendo visualizado e compartilhado por vários alunos internautas.

    Por outro lado o professor blogueiro pode realizar trocas de experiências e aprendizado utilizando exercícios, gabaritos de provas, desafios, mapas e ilustrações trazendo praticidade e dinâmica na evolução dos conteúdos propostos.

    Professora Viviane dos Santos Corrêa
    EEEFM"Zenóbia Leão".

    ResponderExcluir
  15. O uso do blog como ferramenta de ensino, é de grande importância, pois é ali que os alunos tiram dúvidas, refletem sobre algum tema, assiste vídeos. Estes podem ser liberados por professores, videos muito interessantes. É uma forma de colocar os alunos interagidos com a tecnologia.
    Sonia Marcia P. Chagas
    Escola Terra Vermelha

    ResponderExcluir
  16. Quanto ao blog, ainda não tive a oportunidade de trabalhar, mas visitando alguns e lendo o depoimento de José Manuel Moran, passo a perceber que é uma ferramenta riquíssima com múltiplas possibilidades conforme ele descreve “O aluno aumenta as conexões linguísticas, as geográficas e as interpessoais” e ainda, conforme o texto ‘uso do blog na educação’, “Além disso, o blog também possibilita a inserção de inúmeros recursos, os quais são capazes de torná-lo mais atrativo e dinâmico. Arquivos em áudio, vídeos, imagens e ainda, a alteração de seu modelo são alguns exemplos que podem auxiliar na caracterização desse ambiente virtual estabelecendo, inclusive, a sua identidade”.
    Por todas essas razões sinto-me encorajado a buscar mais conhecimentos sobre como organizar um blog prático e funcional na minha disciplina e cria-lo.

    César Leandro Hoffmeister
    EEEM "Mário Gurgel"

    ResponderExcluir
  17. EEEF Dante Michelini - Rosa Angela Dal Cin Campanharo.
    A Tecnologia oportuniza a aproximação entre professores e alunos. Através de recursos disponíveis na Web é possível criar verdadeiras comunidades virtuais e permitir que a construção do conhecimento se de de forma prazeroza, natural e divertida.Uma das possibilidades é a utilização da ferramenta blog.
    Na prática pedagógica, este recurso pode ser um diferencial e auxiliar significativamente no desenvolvimento da escrita, na relação inter pessoal e ainda, no resgate dse valores esquecidos de serem trabalhados pelo professor.

    ResponderExcluir
  18. Não há dúvidas com relação à imensa gama de pontos positivos em relação à educação que o uso das TICs na escola nos traz. Lendo o artigo e avaliando à minha experiência em sala de aula e o uso das tecnologias, posso afirmar que as aulas são bem melhores hoje. Gostaria de destacar , porém, um ponto que me angustia: trabalhar com tecnologia na sala de aula requer domínio e muito planejamento. Domínio requer formação, e planejamento requer tempo. No geral, o que percebo é o uso das TICs limitando-se à apresentação de um filme para debate, exposição da matéria pelo professor e apresentação de trabalhos pelos alunos utilizando o Power Point, estudos dirigidos utilizando pesquisas na internet. É um começo, mas utilizar as TICs na educação precisa ir além, as tecnologias precisam ser utilizadas como meio de interação constante entre alunos, professores, comunidade, informação e modificação do mundo e para tal é preciso formação contínua
    Quanto a isso, Moran Em entrevista à revista Atividades & Experiências, (2005, p. 12) diz:

    [...] Na primeira, as tecnologias são utilizadas para melhorar o que já se vinha fazendo (melhorar o desempenho e a gestão, automatizar processos,diminuir custos). Na segunda etapa, a escola insere parcialmente astecnologias no projeto educacional. [...] desenvolve alguns projetos, háatividades no laboratório de informática, mas mantém intocados estrutura deaulas, disciplinas e horários. Na terceira, que começa atualmente, como oamadurecimento de sua implantação e o avanço da integração dastecnologias, as universidades e escolas repensam seu projeto pedagógico,seu plano estratégico, e introduzem mudanças significativas [...]

    Jeany Martinelli - EEEFM Prof Maura Abaurre

    ResponderExcluir
  19. O USO DO BLOG NA SALA DE AULA
    Ao trabalhar com o uso do blog, como já afirmou o autor, trabalhamos simultaneamente a questão da interação entre seres humanos ( ou da maior freqüência dela já que subtende-se que a mesma já é pratica em sala de aula já que os seres estão em um mesmo espaço – o que não necessariamente garante e interação por si só, pois sabemos que nem sempre há uma boa relação ou interação entre humanos mesmo num espaço onde estão presentes fisicamente), e da interação ou a ela podemos atribuir algumas características que ela como nenhuma outra relação pode ter tais como : a produção e a difusão das idéias e do conhecimento, a troca de culturas e saberes, o convívio em sociedade. Talvez não seja muito modesto de minha parte propor que de um blog surge à interação que conseqüentemente contribui tanto para evolução humana, mas é fato que qualquer aprendizado contribui significativamente para mudança e melhoria na vida das pessoas, então por que não acreditar que uma ferramenta que pode ser usada por muitas pessoas ao mesmo tempo, para produção e difusão do conhecimento possa ter poder de realizar uma revolução educacional em nossa sociedade? Pois saiba que essa revolução já esta acontecendo, e nós educadores, só temos que contribuir com isso levando e ensinando nossos alunos como produzir e compartilhar o conhecimento de uma forma coletiva utilizando um blog.
    Já que citei que o blog pode e deve ser usado para difusão e produção de conhecimento. Vou citar algumas maneiras que nos professores podemos utilizar essa ferramenta em sala de aula. Bom, já citei também o fato de a interação ser mais possível entre alunos e professores com a utilização do blog, pois essa pode ocorrer, mesmo fora da escola em diversos momentos com a utilização de tal ferramenta. Essa interação nos propicia mais possibilidades de criação do conhecimento, pois o alunos pode ter acesso aos conhecimentos em tempos diversos, experimente colocar disponível no blog seu plano de ensino, links de vídeos que possam ajudar na assimilação do conteúdo, deixe um espaço reservado para os comentarias que poderão ser feitos em anonimato para que desta forma o aluno não fique constrangido quando for fazer uma sugestão para melhora ou mudança de nossa metodologia ( algo que sabemos que muito contribui para nosso crescimento, principalmente profissional), deixe um plantão tira dúvidas para que possam tirar dividas entre eles ou com você mesmo professor caso tenha dedique um tempo disponível para isso (que pode ser usado no planejamento), delegue atividades para casa que serão publicadas no blog (antes porém faça um levantamento da quantidade de alunos que possuem computador e acesso a internet para se certificar de que tal ação é possível. Bom espero que minhas idéias possam de fato contribuir com vocês professores e que possam incentivá-los na busca por uma educação de qualidade que é o que todos nos queremos afinal de contas não é mesmo?
    Alexandre Pacheco Martins
    Professor de Matemática na escola Godofredo Schneider.

    ResponderExcluir
  20. Penso que a internet, por ser uma ferramenta muito utilizada pelos alunos, pode ser utilizada de forma positiva sim para o ensino-aprendizagem dos alunos por meio de criação de blogs, facebook, twiter... pois são páginas sociais já muito conhecidas e entendidas pela maioria dos alunos e, neste caso, será um espaço reservado para turma compartilhar opiniões, discutir temas que não foram possíveis debater em sala de aula por falta de tempo ou outro contratempo, para expor algum tema, assunto ou trabalho interessante que possa auxiliar em alguma possível pesquisa, pode ser utilizado também para que aluno/professor e/ou alunos/alunos de escolas diferentes interajam.

    Gabriela Santos da Silva - EEEFM Padre Humberto Piacente

    ResponderExcluir
  21. Quando usamos a Tecnologia facilitamos a aproximação entre professores e alunos. É possível criar verdadeiras comunidades virtuais e permitir que a construção do conhecimento aconteça de forma natural e divertida.Uma das possibilidades é a utilização da ferramenta blog.
    Não há dúvidas com relação à imensa gama de pontos positivos em relação à educação que o uso das TICs na escola nos traz.
    Na prática pedagógica, este recurso pode ser um diferencial e auxiliar significativamente no desenvolvimento da escrita, na relação inter pessoal e ainda, no resgate de valores esquecidos de serem trabalhados pelo professor.
    Lilian Aparecida Corteletti
    EEEME "ADOLFINA ZAMPROGNO"

    ResponderExcluir
  22. Usando a Tecnologia nos facilita a aproximação entre professores e alunos. É possível criar verdadeiras comunidades virtuais e permitir que a construção do conhecimento aconteça de forma natural e divertida.Uma das possibilidades é a utilização da ferramenta blog.
    Na prática pedagógica, este recurso pode ser um diferencial e auxiliar significativamente no desenvolvimento da escrita, na relação inter pessoal e ainda, no resgate de valores esquecidos de serem trabalhados pelo professor.
    EEEMF "ADOLFINA ZAMPROGNO"
    Izabel Novaes Subtil

    ResponderExcluir
  23. A importância de se trabalhar com Blogs em sala de aula tem como características a facilidade em que pode ser criado , editado e publicado, em geral expressa relatos pessoais, idéias e sentimentos dos "alunos e professores" sobre os mais diversos assuntos. O uso do Blog tem evoluído de algumas iniciativas isoladas para um crescimento constante e significativo.
    Este recurso na prática pedagógica pode ser um diferencial e auxiliar significativamente no desenvolvimento.O Blog como espaço amplo de participação de alunos e professores, proporciona o desenvolvimento das habilidades em todas as áreas de conhecimento, pois estimula ambos a pensar criticamente quando pesquisam, selecionam conteúdos, constroem novas textos dos conteúdos trabalhados e fazem o registro de suas opiniões no blog; ao fazer comentários, ou postam alguma contribuição, ampliando e interagindo com o mundo digital e seu cotidiano.

    Mônica Tristão Silva
    EEEFM Terra Vermelha.

    ResponderExcluir
  24. Acredito que o uso das ferramentas tecnológicas na educação de forma a auxiliar no processo de ensino aprendizagem se dá de forma positiva, visto que os alunos estão constantemente em contato com as aparatos tecnológicos e possuem maior facilidade em administrá-los por sempre se manterem atualizados sobre esse assunto.
    Eu criei um Facebook, assim que comecei a dar aula, para poder manter contato com meus alunos das 3 escolas onde trabalho. Como a minha carga horária é muito pequena, essa ferramente tem me auxiliado muito, pois é o nosso espaço para trocas de idéias, plantões de dúvidas, espaço onde dou dicas importantes sobre a língua espanhola e os países de língua espanhola, onde nos comunicamos sobre os seminários a serem realizados, etc. Conversamos constantemente e sempre gosto de postar fotos das turmas para que eles interajam entre eles também.

    Gabriela Santos da Silva
    EEEFM Padre Humberto Piacente

    ResponderExcluir
  25. O BLOG É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE POR QUE COM ELA POSSO INTERAGIR COM VÁRIOS ALUNOS AO MESMO TEMPO, DANDO A ELES A CHANCE DE CONTRIBUIR, APRENDER E MULTIPLICAR CONHECIMENTOS,ALÉM DE REALIZAREM CRITICAS QUE PODEM SER CONSTRUTIVAS OU NÃO.
    NO MEU BLOG EU COLOCO TEXTOS PARA REFLEXÃO,VÍDEOS,ESTUDO DIRIGIDO,PESQUISAS, POSSO COLOCAR UMA DIVERSIDADE DE LINKS INFORMATIVOS.É UMA ÓTIMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM.
    ELZIMAR KENG QUEIROZ - EEEFM JUDITH DA SILVA GOES COUTINHO

    ResponderExcluir
  26. Ferramentas Tecnológicas para aprendizado sempre é bem vinda. Criar, produzir e comentar de forma que o aluno não perceba esse processo e de sentido a sua escrita, também é interessante.
    Mas confesso que ainda tenho certo receio referente a blog, tudo pode ser postado, de qualquer jeito e com qualquer linguagem. Sem dizer a super. exposição ou mais uma exposição virtual, para qualquer pessoa do mundo todo.
    Mas como lidar com tudo isso a nosso favor?
    Durante uma reunião com os pais, um pai comentou o quanto é difícil ter acesso a todos os comunicados da escola, por falta de tempo da parte dele e a responsabilidade do filho de entregar os bilhetes de comunicados vindo da escola. E uma sugestão desse pai seria a criação de um blog para a escola, onde seriam postados todos os comunicados da escola.
    Ótima ideia! Mas outros pais não foram tão a favor, alegaram não ter acesso a internet e a preocupação com a exposição que poderiam seus filhos ter.
    Percebemos que ainda deveremos ter mais dialogo sobre esse assunto...
    O mesmo seria referente a postar trabalhos de aula, poucos alunos tem computador e acesso a internet, mas já a melhora em comparação a anos atrás, e futuramente com o acesso facilitado outros terão esse privilégio.
    Patrícia Czap.
    EEEFM Judith da S. G. Coutinho

    ResponderExcluir
  27. Inserir o uso dos blogs como mais uma ferramenta em nossa prática nos abre várias novas possibilidades. Isso, porém, não é a solução para todos nossos problemas. Precisamos ter cautela para não trocar o certo pelo duvidoso. Precisamos ser humildes o bastante para aceitar quebrar nossos velhões paradigmas e aceitar usar as novidades, porém, como diz MORAN (2006) no texto postado pela Loiza “não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade”.
    O equilíbrio e a maturidade não podem sair do nosso foco quando nos dispomos a usar uma nova tecnologia como o blog, que é o foco desta análise, mas também qualquer outra, seja um quadro digital ou uma simples máquina fotográfica.
    Uma vez que chegamos a conclusão de que todos os alunos envolvidos em um projeto que usa um blog como ferramenta, terão acesso a ele, podemos sim fazer uso deste pois, como já dito no texto, permite uma maior interação entre os alunos e descentraliza o conhecimento. Permite que todos os alunos adicionem novas informações a qualquer assunto que esteja sendo trabalhado.

    Carlos Augusto Galdino Pereira - EEEFM Padre Humberto Piacente.

    ResponderExcluir